segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Grande Recife adota projeto de corredores e estações de ônibus


O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano anunciou que manterá a estrutura original do projeto proposto pelo urbanista Jaime Lerner, que prevê a implantação de corredores exclusivos de ônibus, com estações fechadas e pagamento antecipado. O estado vai assumir a requalificação das paradas da avenida Conde da Boa Vista, Centro do Recife, que vão manter o mesmo modelo do Corredor Leste/Oeste.

Com a licitação do projeto Via Mangue, não será mais necessário negociar uma via para os ônibus que trafegam pela avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem, segundo o presidente do Grande Recife, Dilson Peixoto. O projeto inclui também a implantação do corredor Norte/Sul, que passará por Jaboatão dos Guararapes. Já está sendo negociada com o município uma via para a passagem do corredor de ônibus.

Ainda segundo Dilson Peixoto, o projeto prevê o corredor de transporte até a estação do metrô Cajueiro Seco, e que a rua Barão de Souza Leão vai continuar sendo uma opção do corredor para fazer uma ligação com o Terminal do aeroporto. A ideia é ter estações nos terminais e veículos expressos que não vão parar ao longo da pista, agilizando, dessa forma, o sistema de transporte público na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Usuários vão ser beneficiados com as obras. A licitação do projeto dos corredores Norte/Sul, Leste/Oeste e ainda a requalificação da avenida Norte, que estava prevista para o mês de junho, deve ocorrer ainda este ano. A obra dos corredores trará modernidade e comodidade à população, além de ser mais seguro, e os ônibus serão adaptados para operar com piso nivelado e altura padrão nas estações, mesmo modelo de transporte público que foi adotado em Curitiba e que funciona até hoje.

Foto: Grande Recife Consórcio /Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, crítica, sugestão. Os comentários não refletem a opinião do autor, que por eles não se responsabiliza.