sábado, 12 de fevereiro de 2011

Estudantes promovem protestos no Recife por conta do aumento nas tarifas de ônibus


O aumento nas tarifas de ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR), causou protestos e foi alvo de repressão por parte de estudantes. Os representantes das entidades estudantis se reuniram com o secretário das Cidades, Danilo Cabral, e discutiram uma diminuição no preço das passagens, além de melhorias no transporte público. O aumento proposto pelos empresários é de 25%, ou seja, se a passagem do anel "A" custava R$ 1,85, passaria a valer R$ 2,30 depois do reajuste. Após as negociações, ficou o preço de 2,00 reais para o anel "A", o anel "B" 3,06 reais, o anel "D" passou a valer a 2,44 reais e o anel "G" subiu para 1,31.

Nas últimas semanas, várias manifestações de repúdio aos novos valores por parte de estudantes foram presenciadas no Centro do Recife. Em um dos protestos, eles seguiram com um carro de som pela rua do Hospício até o Cais de Santa Rita, sede do Grande Recife Consórcio de Transportes, passando pela avenida Sul, Conde da Boa Vista e Ponte Duarte Coelho, interrompendo o trânsito em várias vias da cidade, com faixas, bandeiras e cartazes em passeata. Estudantes também pararam o Centro na tarde do último dia 9, na Avenida Conde da Boa vista, um dos principais corredores viários do Recife.

Veja, abaixo, o vídeo da manifestação, que parou o trânsito no Centro da cidade:



O Estado de Pernambuco, porém, exigiu das empresas o cumprimento de metas de qualidade. Entre algumas das mudanças, estão a compra de 400 novos ônibus na cidade, além da implementação de GPS em todos os coletivos e reforma do posto de atendimento do Grande Recife Consórcio de Transportes na Praça Maciel Pinheiro, onde o cartão Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) é carregado pelos usuários. Além disso, as empresas ainda deverão abrir espaço para a acessibilidade, implantando novos espaços destinados aos deficientes físicos em pelo menos 50% dos veículos da frota.

Os novos valores ainda foram submetidos à Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe), que calculou o aumento e homologou as tarifas. O aumento definitivo de 8,66% foi decidido pelo Conselho Superior dos Transportes por votação e o aumento passou a valer a partir da meia noite do domingo, dia 9 de janeiro. A tarifa promocional válida aos domingos (meia passagem) também está em vigor com os valores proporcionais. O Recife tem cerca de 1 milhão e 800 mil usuários de ônibus em toda a Região Metropolitana. Com o aumento da tarifa, passa a ocupar o ranking de 20ª cidade do País com o valor da passagem mais cara.

Foto e vídeo: jconline.com.br

2 comentários:

  1. É uma vergonha...
    Já pagamos os impostos mais caros, e tanto imposto! E agora, uma passagem mais cara, por um transporte que, às vezes, é de péssima qualidade!

    e cadê os políticos, dão uma mixaria de aumento pro bolso do cidadão, mas nem pensam na hora de aumentar seus salários!!!

    ResponderExcluir
  2. É uma vergonha a reação da polícia. Bombas, cacetete, prisões, agreções. Parece que voltamos ao período da repressão militar. Onde está o partido que tanto defendeu a democracia e a livre expressão? Onde estão os ideais de luta? O poder corrompe e faz esquecer os sonhos e vontade de mudar. É uma vergonha e uma pena a reação de repressão do Estado.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, crítica, sugestão. Os comentários não refletem a opinião do autor, que por eles não se responsabiliza.