quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Tecnologia à serviço da fé: igreja aceita dízimo pelo cartão de crédito

Foto: emprestimo.net
Em Minas Gerais, a igreja Nossa Senhora Rainha, no bairro Belvedere, bairro nobre de Belo Horizonte, é exemplo de inovação e pioneirismo em sua administração. Há 12 anos, o padre Alexandre Fernandes de Oliveira, de 43 anos, administra a paróquia que, no começo do seu ministério, contava com apenas 20 fiéis na missa, uma igreja inacabada e um salão paroquial.

Depois de mudanças na forma de gerenciar a igreja e com a adoção do sistema de dízimo eletrônico, o templo ganhou sistema de som digital, isolamento acústico nas paredes, ar condicionado central, além de telões que retransmitem a celebração para quem chegou tarde e ficou do lado de fora da igreja. A novidade do dízimo eletrônico agradou os fiéis.

A igreja ainda dispõe de ambulatório médico, que atende 15 mil pessoas carentes, com a ajuda de 46 médicos e 36 dentistas voluntários. Atualmente a igreja recebe 6 mil fiéis que acompanham as missas aos domingos. A ideia do padre Alexandre trouxe retorno e satisfação para a comunidade católica. Formado em administração paroquial, o padre montou um conselho econômico na igreja e tem até um contador. A equipe que coordena a arrecadação do dízimo do Belvedere conta com 16 integrantes.

Igrejas evangélicas

Algumas igrejas evangélicas pelo Brasil também adotaram o sistema de dízimo eletrônico, como a Universal, a Mundial e a Igreja Internacional da Graça. A Igreja da Graça, do pastor R. R. Soares, lançou uma nova modalidade de coleta de dízimo entre os fiéis, que é realizado por meio do débito automático em conta-corrente, além do cartão de crédito da igreja, que permite pagar as compras em até 40 dias, financiar no crédito rotativo e fazer saques de emergência no Brasil e no exterior, entre outras vantagens. 

Em seu programa na Band, Soares afirmou que o membro da igreja poderá fazer suas doações mensalmente da forma mais prática. Para isso, deve preencher um cadastro no site da igreja e passar seus dados bancários. As operações são realizadas dentro da legalidade. Para criar o "dízimo em conta-corrente", a Igreja Internacional da Graça firmou parceria com Itaú, Banco do Brasil e Bradesco.

2 comentários:

  1. Me desculpe se eu estiver sendo grosseiro, mas isso me parece um desespeiro para arrancar dinheiro dos fiéis... Me desculpe mesmo, não quero criticar ou ofender ninguém.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muitas igrejas pregam que o dízimo,é necessário hoje, e sugerem que aqueles que não dão 10% não serão abençoados por Deus. Eles deixam de fazer a distinção que Jesus e os apóstolos fizeram entre o Velho e o Novo Testamento. O dízimo era parte da Lei de Moisés, dada por Deus aos israelitas. Passagens tais como Malaquias 3:10, que é usada freqüentemente para exigir o dízimo atualmente, foram escritas para os judeus alguns séculos antes que Cristo morresse para completar essa lei. Não estamos sob essa lei (Gálatas 3:23-25; 5:1-4; Romanos 7:6). Não há uma única passagem no Novo Testamento que autorize as igrejas a exigir dízimo.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, crítica, sugestão. Os comentários não refletem a opinião do autor, que por eles não se responsabiliza.