quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Recife Antigo cai no esquecimento e bairro entra em decadência

O Recife Antigo ou Bairro do Recife, como também é conhecido, localizado na área central da capital pernambucana entrou em segundo plano na atual gestão do poder público e vem perdendo espaço como alternativa de lazer nos últimos anos. O bairro figura como um dos cartões-postais da cidade, tendo como alguns locais de referência a Praça do Arsenal, o Marco Zero e a rua do Bom Jesus, esta última contendo bares e restaurantes que fazem do endereço um espaço frequentado por jovens, boêmios, artistas, intelectuais e jornalistas que não dispensam um chope após o expediente.

A luta de moradores e frequentadores do Recife Antigo para salvar o bairro ganha força nas redes sociais, com a mobilização de centenas de pessoas que reinvindicam uma revitalização para a localidade. Com poucos bares que funcionam à noite, a região é marcada pela presença de flanelinhas e a falta de segurança. Os shows e eventos gratuitos, promovidos pela Prefeitura do Recife para devolver a vida ao Recife Antigo, até agora não foram suficientes para despertar o interesse da maioria das pessoas que buscam lazer e diversão.

Mas não é a primeira vez que a administração municipal tenta, sem sucesso, recuperar o Bairro do Recife. Quando Jarbas Vasconcelos foi prefeito do Recife entre 1986 e 1989, foi criada uma Comissão de Reestruturação do Recife Antigo, que reunia representantes de diversas secretarias. Já durante a segunda fase da gestão de Jarbas na prefeitura (1993/1997) o então secretário de turismo do Recife, Carlos Eduardo Cadoca, implementou ações para reerguer o polo de cultura do Recife Antigo, como a promoção de eventos culturais no bairro para chamar a atenção do público através do São João, carnaval, seresta e o Dançando na Rua.

Mas ainda segundo Cadoca, o processo de recuperação do Recife Antigo foi interrompido em 2001, na gestão do então prefeito do Recife na época, João Paulo, do PT. Hoje a situação do local é de abandono, com algumas ruas pouco iluminadas e o medo da violência por conta de bandidos e criminosos que se aproveitam da situação para cometer roubos ou consumir drogas na região. Em julho passado, pessoas já assaltadas no bairro organizaram um manifesto através do Facebook, que contou com a mobilização de mais de 13 mil pessoas que cobravam do poder público ações de melhorias no bairro.

Foto: ne10.com.br

Um comentário:

  1. Oi Fernando, tudo bem?
    Mais um ótimo texto!
    Que pena esse descaso com um bairro tradicional de Recife. Parece que é cada vez mais comum casos assim nas grandes cidades... fazer o quê?

    Grande abraço!

    PS.: Teve outras pessoas que citaram música brega lá no Humoremconto. O importante é que a pessoa se sinta bem, ouvindo o que ouve!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, crítica, sugestão. Os comentários não refletem a opinião do autor, que por eles não se responsabiliza.