terça-feira, 24 de abril de 2012

Jovem que convive com doença rara é destaque em escola pública de Brasília

Na sala de aula onde estuda o rapaz conquistou o carinho e o apoio dos colegas
O corpo frágil e debilitado em nada se compara com a inteligência e a força de vontade de Leonardo Pereira Pompeu, de 16 anos. Pesando apenas 21 quilos, o jovem enfrenta uma rotina cheia de consultas médicas e cirurgias. Na sala de aula onde estuda, no Centro Educacional Darcy Ribeiro, próximo à casa dele, em Paranoá, município do interior de Brasília, o rapaz é um verdadeiro exemplo de superação, destacando-se como um dos melhores alunos do colégio.

O menino conquistou o carinho e a simpatia dos amigos na escola. As limitações físicas não são um obstáculo para Leonardo, que sonha em ser advogado. Para ele, a doença não o impede de ter uma vida normal. Apesar de todos os percalços enfrentados até hoje, o rapaz leva a vida com otimismo, e para isso tem o apoio de sua família, professores e amigos. Dedicado, o jovem sempre tirou boas notas na escola e nunca abandonou os estudos, nem mesmo quando passou pelo momento mais difícil de sua vida, em 2008, quando ficou internado durante seis meses no hospital devido a uma infecção generalizada.
O drama de Leonardo começou quando ele tinha 5 anos de idade, quando ele perdeu o equilíbrio ao caminhar. Depois disso, ele nunca mais moveu as pernas sozinho. Em 2005 ele se submeteu a uma cirurgia para retirar parte do pulmão, para diminuir o risco de doenças. Atualmente o jovem recebe cuidados médicos em casa, com a visita de pediatra, nutricionista e neurologista. O adolescente não desanima com prognósticos pessimistas.
A mãe de Leonardo, a dona de casa Luzinete Pereira da Silva, 54 anos, se dedica unicamente a cuidar do filho, que necessita de cuidados especiais. O pai de Leonardo é motorista de ônibus. O salário é pouco para as despesas, que incluem aluguel e alimentação. Cursando o 3° ano do ensino médio, o rapaz destaca-se como aluno modelo e afirma que quer ingressar na faculdade e fazer tudo o que as pessoas fazem normalmente.
No Recife outro estudante também é destaque
O estudante pernambucano Pedro Coelho, de 24 anos, não esconde a satisfação de felicidade por ser um dos cinco estudantes brasileiros a estudar no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), nos Estados Unidos, considerado uma das melhores instituições de ensino superior do mundo pelo ranking Times Higher Education (THE) 2011-12 divulgado em outubro passado. O aluno cursa o quarto período do doutorado em química, nos EUA e afirma que pretende voltar ao Brasil e seguir carreira na área de biotecnologia. Antes de frequentar a Caltech, Pedro estudou na Universidade de Oxford, na Inglaterra, a quarta melhor instituição do mundo no ranking da THE.
Foto: http://www.correiobraziliense.com.br/

2 comentários:

  1. Fernando, tudo bem?
    Histórias de superação, como esta, são maravilhosas!
    E tanta gente não querendo estudar, não é mesmo?
    Grande abraço, ótimo fim de semana para ti!

    ResponderExcluir
  2. Olá, amigo Fernando!
    É sempre bom sabermos de histórias assim, uma vez que muitos são perfeitos, mas não se destacam nem perante aos semelhantes.
    Estas pessoas são merecedoras de exaltação pelo seu exemplo de vida e de motivação.
    Isso que é notícia para ser divulgada.
    Enquanto lia o texto, lembrei da oração de São Francisco.
    Deveríamos nos sentir felizes por termos uma vida normal e saudável.

    Parabéns pelo publicação e obrigado pela visita e comentário no meu blog!

    Abraços!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, crítica, sugestão. Os comentários não refletem a opinião do autor, que por eles não se responsabiliza.