sábado, 20 de novembro de 2010

Diario de Pernambuco completa 185 anos


O jornal mais antigo em circulação na América Latina completou 185 anos este mês. Fundado em 7 de novembro de 1825 por Antonino José de Miranda Falcão, o jornal mostra os acontecimentos que marcaram Pernambuco, o Brasil e o mundo. Em seus 185 anos de existência, poucos jornais se consolidaram no mundo como o Diario de Pernambuco. Em seu primeiro número, o editor assim escreve:

"Faltando nesta cidade assaz populosa um Diario de Annuncios, por meio do qual facilitassem as transacções e se communicassem, ao publico noticias que a cada um em particular podem interessar, o administrador da Typographia de Miranda e Companhia se propoz a publicar todos os dias da Semana excepto os domingos somente o presente Diario, no qual debaixo dos titulos de Compras- / vendas - Leilões - Alugueis - Arrendamentos - Aforamento - Roubos - Perdas - Achados - fugidas e Aprehensões de escravos - Viagens - Afretamentos - Amas de leite etc., tudo quanto disser respeito a taes artigos; para o que tem convidado a todas as pessoas, que houverem de fazer estes ou outros quaesquer annuncios, aos levarem a mesma Typographia que lhes serão impressos gratis, devendo ir assignados."

Uma trajetória que atravessou três séculos à frente dos mais diversos acontecimentos. Foram muitas as páginas que ajudaram a construir essa história. Confira, abaixo, algumas manchetes publicadas ao longo dos seus 185 anos de existência:

Há 150 anos

Attenção - Objetos para pintar - Roga-se a todas as pessoas que tiverem objetos para pintar na rua do Vigário n. 10, loja de pinturas, que as venham tirar no prazo de 8 dias, não se responsabilizando o abaixo assignado por qualquer estravio que os mesmos levarem.
Prefeito para o Collegio do Bem-Fica - O Collegio de Bem-Fica precisa de uma pessoa com as qualidades precisas para prefeito do mesmo estabelecimento.
Leilão de um escravo - A requerimento do herdeiro do fallecido João Tavares Cordeiro e despacho do Exm. Sr. Dr. Juiz de orphãos, o agente Hyppolito da Silva fará leilão de um escravo pardo: quarta-feira 10 do corrente ás 11 horas em ponto no seu armazem n. 55 na rua do Imperador.

Há 125 anos

Revista Diaria - Pedrada na Ferro-via do Caxangá - Entre as estações do Caldeireiro e Monteiro, da ferro-via do Caxangá, jogaram uma pedra para o trem ascendente das 7 e meia horas da noite de domingo último, alcançando o conductor maia, em cujo cranio, fez a mesma pedra uma brecha.
Revista Diaria - Ladrões de cavallos - No dia 27 do mez findo e por ocasião da feira de Camutanga em Itambé, o indivíduo de nome Francisco Baptista e mais dous encontrando-se com Miguel de tal, convidaram-no ao que elle não annuio, para fazer parte de um grupo de ladrões de cavallos. Havendo porém Miguel relatado o ocorrido a diversas pessoas, reuniram todas e foram ao encontro de Francisco Baptista afim de prendê-lo. Os seus dous companheiros se evadiram.

Há 100 anos

Dr. Rosa e Silva - A passagem do seu anniversario - Por motivo de passagem do anniversario natalicio do Dr. Rosa e Silva, a Folha do Dia, que muito aproximadamente reflecte o pensamento do marechal Hermes da Fonseca, disse que o benemerito pernambucano é um dos estadistas mais dignos e necessarios ao paiz. Quem conhecer de perto o chefe do partido Republicano de Pernambuco, com a sua capacidade directora e com o seu patriotismo, sempre elevado e sempre nobre, perfilhará certamente os justos conceitos da folha carioca. (...)

Fonte: Diario de Pernambuco, n° 279 - 6 de outubro de 2010 - Opinião pg. B5

Em seu aniversário no domingo (07/09), o jornal ganhou novo padrão gráfico e está disponível em todas as mídias digitais. Além disso, para celebrar a data tão especial, jornalistas do Diario fizeram uma série de reportagens sobre a história do jornal, num suplemento semanal publicado toda segunda-feira até o fim do mês, que conta a história desde seu primeiro número até os modernos exemplares da atualidade, que são produzidos com as mais avançadas ferramentas da tecnologia dos anos 2000.

Atualmente, o Diario de Pernambuco pertence ao grupo Diários Associados, empresa pioneira no segmento de comunicação no País, que possui diversos jornais, emissoras de televisão e rádio espalhados pelo Brasil, além de revistas e portais de notícias na internet. Na cerimônia em que foi comemorado os 185 anos do Diario de Pernambuco, no teatro de Santa Isabel, cedido pela prefeitura do Recife, o presidente dos Diários Associados em Pernambuco, Joezil Barros, destacou a posição do Diario como “um dos grandes jornais editados no país”. Também participaram da cerimônia o presidente do jornal O Imparcial (Maranhão), Pedro Freire; o vice-presidente do Jornal do Commercio (Rio de Janeiro), Sólon de Lucena e a condômina dos Diarios Associados, a jornalista pernambucana Ana Dubeux, editora-chefe do Correio Braziliense.

Foto: wikipedia.com.br

Um comentário:

  1. Muito interessante, o fato de que, na própria história Brasileira, tudo se baseia em Pernambuco. Como sendo um Estado forte e independente. Conhecido por suas maravilhosas batalhas que vieram a acontecer em defesa da nossa nação.
    Mas ontem eu vi a reportagem inteligente do CQC(Custe o Que Custar), onde vieram a questionar os parlamentares para saber onde ficava o território de Pernambuco. E foi de surpreender, quando que apenas um de dez, souberam responder ao certo. Teve um que disse que nosso maravilhoso Estado se localizava na Amazônia, outro disse que ficava na região sudeste.
    A cada dia que se passa eu vejo a ignorância crescer na mente desse pessoal, em ignorar a história do Brasil, onde se começa pelo Estado de Pernambuco. E quem nasce aqui, sabe, e tem o dever de saber da história do resto do Brasil. Além do próprio Estado em que vive.
    Como não só bastasse, que a população Brasileira não reconhece todos os estados Brasileiros. Ainda tenho que saber que nem os parlamentares o reconhecem. Em meio a tantas histórias como aos 185 anos do jornal "Diário de Pernambuco".

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, crítica, sugestão. Os comentários não refletem a opinião do autor, que por eles não se responsabiliza.