sábado, 15 de janeiro de 2011

Casamento de paciente em estado terminal no Imip inspira hospital a criar Caixinha de Desejos para pacientes


O casamento de um paciente com câncer em estado avançado no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) emocionou médicos e funcionários da unidade hospitalar. O casamento teve direito até a brinde com champanhe, e foi realizado em meio a materiais e equipamentos hospitalares, mas era o sonho do motorista Renato Ferreira, de 25 anos, que lutava há dois meses contra um câncer. Segundo médicos, ele evoluiu bem no tratamento depois da cerimônia.

O desejo do casal mobilizou os funcionários do hospital, que improvisaram um altar com a mobília hospitalar e, devido ao agravamento do estado de saúde do paciente, a equipe do Imip conseguiu organizar o casamento em apenas três dias. Um sonho que virou realidade graças aos profissionais do setor de oncologia: o casamento de Renato Ferreira com sua namorada, Daniela de Assis, de 24 anos.

A superação de Renato sensibilizou a equipe médica do Imip e inspirou o hospital a criar a "Caixinha de Desejos" para pacientes em estado terminal, tratados sob os cuidados da chamada medicina paliativa. Na caixinha, cada paciente pode colocar seu sonho, seus desejos. Caberá à equipe do Imip a missão de realizar sonhos, tudo com muito empenho e dedicação das mãos dos profissionais da unidade de saúde. Para atender especificamente esses casos, o hospital concluiu a montagem de um ambiente feito apenas para o tratamento paliativo, batizado de Casa dos Cuidados Paliativos, lugar feito justamente para não lembrar em nada o ambiente triste e limitado de um hospital.

Voltando à história de Renato, quinze dias depois de seu casamento a esperança do casal parece ter chegado ao fim. Mesmo sentindo fortes dores, Renato não quis ser sedado. Os médicos resolveram então lhe dar analgésicos para que o paciente não percebesse que estava morrendo. Em seus últimos momentos de vida, ele segurou a mão da então esposa, sorriu e fechou os olhos, num gesto de despedida. Parece até cena de filme. A serenidade do paciente comoveu a todos que estavam presentes. O corpo de Renato foi enterrado em sua terra natal, Santa Cruz do Capibaribe, interior de Pernambuco.

Foto: Cecilia de Sa Pereira/DP/D.A Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, crítica, sugestão. Os comentários não refletem a opinião do autor, que por eles não se responsabiliza.