quinta-feira, 7 de julho de 2011

Chaves completa 40 anos de história e série é exibida até hoje

Tudo começou em 1971, quando a extinta Televisión Independiente del México (TV Tim) exibiu os primeiros episódios do seriado Chaves no México. Em 1972, a Televisa comprou a TV Tim e passou a transmitir o programa, que permaneceu mais de dez anos na telinha dos mexicanos. Desde então, foram gravados mais de mil episódios do humorístico. Já no Brasil, o seriado chegou por acaso. Em 1984, num quadro do programa infantil "Bozo", foi exibido o primeiro episódio no Brasil, onde o personagem Chaves caçava lagartixas.

Foi aí que Sílvio Santos resolveu comprar novos capítulos, mesmo com a reprovação de alguns diretores do SBT. Com o tempo, o programa foi ganhando espaço na emissora até conquistar horário fixo na grade, visto que muitas vezes trocava de horário e até era exibido aos fins de semana, impulsionando a audiência para outras atrações.Chaves foi se tornando um dos personagens mais conhecidos da tevê em muitos países, como China, Japão, Coréia, Tailândia, Marrocos, Grécia e Angola.

Roberto Gómez Bolaños, o criador e intérprete do Chaves, hoje aos 82 anos, teve seu trabalho reconhecido em diversas emissoras de tevê e alegrou várias gerações com o seu talento, tudo com muita dedicação. Até os cenários da atração, feitos de madeira e isopor, foram custeados pelo dinheiro do próprio bolso, ainda nos primeiros capítulos do seriado, e o elenco conquistou uma legião de fãs por todo o mundo. Em 1985, devido à popularidade do personagem Quico, Carlos Villagrán, que o interpretava, resolveu se separar do elenco e tentar carreira solo com a criação de seu próprio programa, acompanhado de seu amigo Ramón Valdés (seu Madruga), mas a atração não decolou e os dois atores retornaram ao grupo. No tempo em que estavam afastados, foram criados dois novos personagens para "tapar o buraco": o carteiro Jaiminho e a avó do seu Madruga, dona Neves.

Roberto Bolaños e sua então mulher, Florinda Meza
O sucesso de Chaves atravessou fronteiras e o programa foi exibido em praticamente todos os países da América Latina, em alguns países da Europa e até da Ásia, sendo dublado para diversos idiomas. Atualmente, 15 emissoras de TV em todo o mundo exibem Chaves, incluindo o SBT aqui no Brasil. Ninguém imaginava que um modesto programa de comédia que conta as aventuras de um menino pobre e orfão, fizesse tanto sucesso, visto que, inicialmente, a série foi alvo de críticas no México.

Em homenagem aos 40 anos de sucesso do Chaves, selecionei este episódio, abaixo, gravado numa das poucas vezes em que o elenco estava totalmente reunido.



Hoje em dia, a série se tornou muito popular entre os brasileiros e é considerada um ícone da cultura latino-americana. Mas, apesar do sucesso, o tempo deixou sua marca registrada, pois o fim definitivo do programa se deu em 1995, e desde então não foram gravados novos episódios, tendo em vista que houveram algumas divergências no elenco e o falecimento de alguns atores. Entretanto, alguns integrantes do programa se separaram e resolveram seguir carreira solo, como foi o caso de Carlos Villagrán (Quico), Maria Antonieta (Chiquinha) e Rubén Aguirre (professor Girafales) que fundaram um circo, cada um, onde fizeram shows e apresentações em diversas partes do mundo. Em 2006, os personagens foram revividos, desta vez no formato de desenho animado. Este ano, estreou uma peça de teatro na Cidade do México, inspirada na história.


A separação de alguns atores do elenco resultou numa batalha judicial de direitos autorais movido por Bolaños contra Carlos Villagrán e Maria Antonieta, que não queria ceder seus personagens para outros espaços. Carlos Villagrán chegou a ficar muitos anos sem falar com Roberto Bolaños, e alegou certa vez em entrevista que Bolaños e Maria Antonieta teriam recebido malas de dinheiro de traficantes em troca de atuarem para os filhos deles. Ainda segundo ele, Bolaños o teria chamado também, mas recusou a proposta. Roberto negou e disse não ter mágoa de Villagrán na época.

Episódios perdidos

No último sábado (02/06) o SBT exibiu no programa "Festival SBT 30 anos", apresentado por Patrícia Abravanel, uma interminável busca pelos episódios perdidos do Chaves, atendendo a pedidos de fãs, nos corredores e departamentos da emissora, que não são exibidos há anos. A emissora se justificou alegando que não transmitia os episódios devido à degradação das fitas com o tempo e ao estado da qualidade das imagens, que estavam armazenadas a muito tempo no arquivo. No twitter, uma funcionária do SBT afirmou que a emissora pretende solicitar à Televisa os episódios perdidos e transmiti-los até agosto deste ano.

2 comentários:

  1. Poxa Fernando, Chaves é realmente um programa icõnico que marcou muitas gerações, aliás, continua marcando.Se você parar pra analisar, não há nada de especial na série... Nao chega nem perto de ser engraçada, pelo menos pra mim. Mas eu adoro. Não sei o que há de tão cativante em Chaves... Mas funciona. E você pode assistir mil vezes o mesmo episódio, que não se enjoa, não é?

    haha

    abraço!

    elviswollinger

    elviswollinger.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Poxa é verdade, Chaves é eterno
    Um humor que não recorre a palavrões, um humor simples, mas cativante


    Parabéns pelo texto e obrigado por ter feito me lembrar da minha infância

    ^^

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, crítica, sugestão. Os comentários não refletem a opinião do autor, que por eles não se responsabiliza.