domingo, 28 de agosto de 2011

Igreja Católica tem crescente perda de fiéis nas últimas décadas


A crescente perda de fiéis da Igreja Católica Apóstolica Romana nas últimas décadas vem preocupando o papa. Os escândalos de abuso sexual envolvendo padres e bispos reforçam essa estatística. Na Bélgica, a igreja Católica se esforça para contornar escândalo de pedofilia. O papa Bento XVI confirmou a debandada de seguidores em discurso para os bispos brasileiros em Roma, na Itália, no ano passado.

Por um lado, enquanto a Igreja Católica registra uma diminuição no número de fiéis, as igrejas evangélicas vêm obtendo um aumento significativo no número de adeptos, sobretudo dos católicos que migram para a religião evangélica. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os católicos que representavam 93,5% da população em 1950, eram 73,7% no último censo, realizado no ano 2000.

Este ano o IBGE prepara novo censo e a tendência é que o percentual de católicos continue diminuindo, enquanto o de evangélicos venha a aumentar. Preocupada com a diminuição do "rebanho", a Igreja Católica adotou a criação de novos santos pelo mundo na tentativa de popularizar a religião e acelerou o processo de beatificação deles. O papa João Paulo II, falecido em 2005 e a Madre Teresa de Calcutá são dois fortes candidatos que concorrem à canonização.

Não é à toa que a diminuição do número de seguidores reflete o declínio do absolutismo da Igreja Católica, que coincide com o avanço das denominações evangélicas e de outras crenças. Hoje, os evangélicos já são 20,3% da população brasileira. Especialistas apontam várias razões para a perda de espaço do catolicismo e para o crescimento das igrejas evangélicas e do grupo dos sem-religião, conhecidos como agnósticos. Uma delas é a postura mais incisiva dos evangélicos em conquistar novos fiéis, além do aumento da oferta de religiões no país.

Porém a Igreja Católica tenta se aproximar de seus seguidores e recuperar o espaço perdido, através do Movimento Carismático Católico, que tem o padre Marcelo Rossi como expoente máximo. A igreja, que durante décadas manteve-se com seu verdadeiro império de poder sobre a humanidade - ostentando o título de uma das maiores instituições religiosas do planeta - hoje perde terreno para os evangélicos. Atrás da Católica, a Universal e a Assembleia fazem parte da lista das maiores organizações religiosas do mundo.

3 comentários:

  1. Meu amigo. Onde que você achou estas informaçoes? a igreja Católica só está perdendo fiéis no Brasil, onde parece que igreja virou comercio, começaram a colocar placas até nestas ceitas. Isto é um absurdo. coque dados corretos.
    http://daigrejadecristo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Email, pauloluiz41@hotmail.com

    MUDANÇA DE RELIGIÃO.
    A mudança de lado, ou seja, a mudança da religião Católica para as ditas evangélicas se dá por falha do próprio catolicismo. O fator principal está em o padre não poder se casar. O padre não podendo se casar diminui a procura pelo sacerdócio, com isso menos jovens se interessam pelo trabalho de evangelização. O padre não podendo se casar se torna mais difícil encontrar pessoas com a eloqüência e poder de comunicação, comunicação esta tão necessária para transmitir os ensinamentos e atrair adeptos, eloqüência esta que se nota nos pastores evangélicos. Na maioria dos casos de mudanças de religião se da pelo fato dos pastores serem bem preparados em oratória, em muitos casos até com artimanhas de convencimento. Há pastores de igrejas evangélicas que levam a sério seu trabalho são verdadeiros discípulos de Cristo, mas há também aqueles que têm uma máquina registradora no lugar do coração só pensam em dinheiro. Todos nós sabemos que existem muitas igrejas que são verdadeiros estelionatos, enganam a fé pública de uma maneira deslavada. Sendo o Brasil um País com seus cidadãos, na maioria com baixa escolaridade, estas pessoas tem mais dificuldade em discernir o que é uma religião séria de uma que deixa a desejar. Não tenho nada com este problema, pois graças a Deus eu não tenho nenhuma religião. Faço este comentário porque tenho dó das pessoas serem enganadas em certas igrejas, sei que é saudável ir à missa ou a um culto evangélico não tenho nada contra, só digo, procurem um lugar onde a palavra de Deus esteja sendo seriamente apresentada sem interesses escusos.
    Conversando com uma amiga a qual era católica e agora esta na igreja quadrangular. Fazendo como sempre minhas pesquisas sobre religião, ouvi com atenção seu relato, segundo suas palavras ela está muito entusiasmada com sua nova religião porque o pastor e muito divertido conta piadinhas faz todos rirem, segundo suas palavras ela acha isso o Maximo. Veja como a coisa funciona ela esta feliz porque o pastor é diferente do padre, o padre geralmente é serio não esta lá para brincar. O pastor usando técnicas de convencimento usa estas artimanhas para arregimentar mais adeptos. Se a igreja Católica continuar teimando em padres não poderem casar o futuro será bem desagradável, pois dia a dia os evangélicos estão tomando conta do povo brasileiro.
    Paulo Luiz Mendonça. Autor do livro Crônicas, indagações e teorias. Editora
    Scortecci.

    Nota, eu prefiro não ser nada a ser falso cristão.

    Nota, se tiverem interessados em crônicas combatendo políticos corruptos e religiões fajutas, procurem na Google e só digitar Paulo Luiz Mendonça, tem mais de 100 trabalhos meus.

    ResponderExcluir
  3. Tem perdido adeptos por que hoje graças a Deus o povo tem oportunidade de sair da ignorância .."E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"(Jo 8:32)

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, crítica, sugestão. Os comentários não refletem a opinião do autor, que por eles não se responsabiliza.