quarta-feira, 30 de março de 2011

Morre José Alencar, ex-vice-presidente da República, aos 79 anos

O ex-vice-presidente da República José Alencar morreu em  São Paulo aos 79 anos

Exemplo de vida e superação. Essas foram as duas características que marcaram a história do empresário e ex-vice-presidente da República José Gomes de Alencar, que lutava contra um câncer no abdômem desde 1997, quando descobriu a doença. Alencar deu entrada no hospital Sirio Libanês, no Rio de Janeiro, por volta das 12h da última segunda-feira (28) e precisou ser internado, devido ao agravamento de seu estado de saúde. Ele faleceu ontem (29) por volta das 14h45 por falência múltipla dos órgãos. Durante mais de uma década lutando para superar a doença, o ex-vice-presidente já passou por 17 intervenções cirúrgicas e fazia quimioterapia para tratar o câncer, mas nunca demostrou apatia ou preocupação e sempre estampava um sorriso no rosto.

Durante todo o tempo que José Alencar ficou internado no hospital desde a última segunda, o esforço dos médicos esteve concentrado em minimizar o sofrimento do paciente. Segundo o médico Raul Cutait, "não havia mais condições de tratamento cirúrgico". O médico ainda declarou que a equipe médica dava todo o suporte para ele não sofrer, enquanto estava sedado na sala de cirurgia. Faltando pouco mais de dez minutos para a confirmação da morte do ex-vice-presidente, os médicos já não tinham mais esperanças. 

As vezes que precisou ser internado, quando recebia alta José Alencar de bom humor sempre brincava com os jornalistas ao sair da unidade de saúde e fazia questão de se dirigir direto para o Congresso Nacional para trabalhar.  Nascido em Muriaé, interior de Minas Gerais, Alencar teve seu primeiro emprego como balconista de uma loja de tecidos, com apenas 14 anos de idade. Anos mais tarde, em 1967, fundou sua própria empresa têxtil, a Coteminas, uma das maiores empresas do ramo de tecidos do País. Seu sucesso como empresário abriu portas para que ele pudesse entrar na política.

O político já foi presidente da Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais). Em 1993, ele filiou-se ao PMDB e, no ano seguinte, se candidatou ao cargo de governador de Minas, pelo qual não conseguiu ser eleito. Só em 1997 ele conseguiu se eleger a senador federal em Minas Gerais. Integrante do PL, em 2002 foi escolhido para ser o vice na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A partir daí se tornou o vice-presidente em exercício e, devido à reeleição de Lula, ficou no poder como vice durante oito anos. Em 2004 assumiu também o cargo de ministro da Defesa, ao qual permaneceu até 2006.  

Foto: AP/rollingstone.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, crítica, sugestão. Os comentários não refletem a opinião do autor, que por eles não se responsabiliza.