domingo, 13 de março de 2011

Recife e Olinda comemoram aniversário com o tradicional corte do bolo


As duas cidades vizinhas Recife e Olinda comemoraram hoje o aniversário de ambas. Apenas dois anos separam o tempo de fundação das duas cidades pernambucanas: Recife completa 474 anos e Olinda, 476. Em clima de festa, com direito até ao tradicional corte do bolo, que acontece todos os anos, o prefeito do Recife, João da Costa, fez questão de partir o bolo de 474 quilos, na festa que aconteceu no bairro da Várzea. Até amanhã (13/03) estão programados shows para comemorar o aniversário.


A abertura dos shows começou na última quinta-feira e amanhã o público vai poder contar,  a partir das 18:00 h no Marco Zero, com a presença de Elba Ramalho, Antônio Carlos Nóbrega, Silvério Pessoa, a Orquestra Popular do Recife, que vai tocar muito frevo, e da cantora carioca Fernanda Abreu. Na praça da Várzea, zona oeste, a concentração foi marcada por apresentações culturais, às 10:00 horas da manhã. Pela primeira vez, a cerimônia saiu da praça do Arsenal (Recife antigo) e foi para a praça da Várzea, onde aconteceu pela manhã, e não às 18:00 horas, como nos anos anteriores. Em Olinda, o corte do bolo foi realizado às 19:00 h de hoje, na rua 15 de novembro, em frente à prefeitura. Após a comemoração, houve o encontro de 32 blocos líricos de todo o Estado. Os desfiles remetem à folia carnavalesca e se estenderam até às 23:00 deste sábado.

História

O Recife surgiu como uma pequena vila pertencente ao território de Olinda, que naquela época era a capital de Pernambuco. Aos poucos foi ganhando força econômica e política, separando-se de Olinda e tornando-se a capital pernambucana. Olinda ainda preserva os casarões coloridos que são patrimônio cultural da humanidade. A cidade se destaca pela cultura, e do Alto da Sé, é possível observar parte do Recife no trecho da divisa com Olinda, limitando-se ao Porto do Recife. Com suas belas pontes sob o rio Capibaribe, Recife é considerado a Veneza Brasileira e convida o turista a passear por suas ruas e pontes.

Foto: Rede Globo Nordeste/reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, crítica, sugestão. Os comentários não refletem a opinião do autor, que por eles não se responsabiliza.