domingo, 22 de maio de 2011

Prefeitura do Recife apresenta projetos para melhorar o trânsito na cidade

Há duas semanas, o prefeito do Recife, joão da Costa, anunciou medidas para melhorar o tráfego de veículos na cidade. A cada ano, o número de carros só aumenta e, dessa forma, a tendência do trânsito é piorar cada vez mais. Motoristas reclamam dos semafóros, que quebram constantemente ou que passam pouco tempo fechados para os carros, sem que haja tempo para que os veículos da frente possam chegar ao próximo semáforo, que fecha novamente. Resultado: trânsito lento e congestionamentos.

Para os usuários de transporte público, não é diferente. Muitos reclamam da demora dos ônibus e da superlotação, o que os obriga a viajarem em pé e apertados nos coletivos. A frota de ônibus velhos em algumas empresas também chama a atenção de quem os utiliza diariamente. Para melhor atender a população, o governo do estado anunciou, no começo deste ano, a construção de novos terminais de ônibus, que deverão ser entregues até 2012, e que fazem parte da ampliação do Sistema Estrutural Integrado (SEI). Já a prefeitura deu início à repintura de faixas e setas nas pistas, que estavam apagadas e desgastadas. Segundo a prefeitura, a ação só poderia ser realizada depois que acabasse o período de chuvas, que durou quase duas semanas, no mês passado.

O plano de ação lançado no Recife para melhorar o trânsito, anunciado na quarta-feira do último dia 11, prevê uma série de ações que devem ser realizadas dentro de um ano. Dividido em nove metas, o conjunto de serviços está orçado em quase R$  18 milhões. Serão adotados os projetos de sinalização e manutenção, criação de giradouros, concurso público, modernização de semáforos, disciplinamento de cargas e descargas, entre outros. Os 18 quilômetros de ciclovias do Recife, em diversos bairros, serão revitalizados.

Ações para melhoria dos semáforos da cidade deve durar quatro meses
Em relação à manutenção semafórica, a prefeitura resolveu implantar baterias de até três horas de duração para evitar que os semáforos parem de funcionar durante as chuvas, quando há queda e variação de energia. A modernização ainda inclui gabinetes que irão proteger os controladores contra a umidade, e devem ser concluídos em até quatro meses. O primeiro corredor a ser atendido será a avenida Agamenon Magalhães, um dos prinipais corredores viários da cidade, e deve custar R$ 2 milhões aos cofres municipais. O Recife, por ser uma cidade antiga e com excesso de urbanização, não tem espaço físico para a construção de viadutos ou abertura de novas vias, sendo necessária, portanto, políticas públicas e ações emergenciais para controlar o trânsito, além de investimentos em transporte público.

Via Mangue

Para dar maior fluidez ao trânsito aos motoristas que se dirigem à zona Sul da capital, a prefeitura anunciou esta semana que assinou o contrato de financiamento para a execução do projeto da Via Mangue, que deve começar ainda este ano. Será construída uma via na ponte Paulo Guerra, no Pina, que vai desafogar o fluxo de veículos da região ligando a avenida Antônio de Góis à rua República Árabe Unida, que inclui um túnel que passará por baixo da avenida Herculano Bandeira. As obras ainda vão beneficiar 1.100 moradores de baixa renda, que serão relocados para moradias que também serão construídas.

Fotos: www.recife.pe.gov.br/www.flaviochaves.com

Um comentário:

  1. Mt boa a matéria. E realmente, toda melhora no trânsito do Recife é bem vinda, pois está um caos. Tem hora qe a cidade para! Qr dizer,Recife e região metropolitana!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, crítica, sugestão. Os comentários não refletem a opinião do autor, que por eles não se responsabiliza.