quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Roubos e assaltos a bancos cresceram nos últimos anos

A população teme pela segurança nos bancos
Os caixas-eletrônicos de bancos viraram alvo fácil dos bandidos. As investidas vêm ocorrendo com maior frequência nos últimos anos, arriscando a vida de quem depende dos bancos para realizar saques e transações bancárias e de quem trabalha neles. Diante de tantos casos, as autoridades demonstram preocupação em diminuir a ação de bandidos e muitos bancos adotaram medidas de segurança para garantir maior tranquilidade nas agências bancárias, como a proibição do uso de celulares e a implementação do dispositivo antifurto nas agências.

Segundo a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), este ano aconteceram 55 casos de explosão ou arrombamento no estado, superando os 27 ataques do ano passado. Mas não é só Pernambuco que lidera o ranking de roubos a banco. Outros estados do Nordeste também apresentaram estimativas alarmantes, como o Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. A Paraíba apresentou o maior número de ataques esse ano. Foram 63, dos quais 50 os bandidos conseguiram fugir com o dinheiro.

Somados, os roubos a banco nesses estados chegam a 155. O Piauí foi o único estado do Nordeste que não divulgou os dados dos roubos nas agências bancárias. Apesar disso, essas unidades da Federação se uniram para tentar diminuir as ocorrências. Em agosto, uma reunião conjunta com representantes dos estados de Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba foi realizada no município de Souza (PB) para discutir ações de segurança pública nos bancos. Outra reunião ocorreu no início de setembro passado, desta vez em Mossoró (RN).

Os caixas-eletrônicos viraram alvo fácil dos criminosos
A união dos estados do Nordeste que apresentam maior indíce de ataques a bancos é um passo importante para ajudar as autoridades a combater esse tipo de crime, traçando estratégias e repassando informações às polícias de cada região, já que os roubos a banco ultrapassam fronteiras. Segundo o secretário de Segurança Pública cearense, coronel da Polícia Militar Francisco Bezerra, "os bandos atuam de forma interestadual." Ele ainda é um dos responsáveis por estimular o trabalho integrado. No caso de cédulas de dinheiro manchadas de vermelho, o Banco Central orienta a população a entregar as notas para análise em qualquer agência bancária.

Bancários reinvindicam mais segurança

Assim como na Paraíba, a sensação de insegurança nos bancos em Pernambuco não é diferente, já que o estado ocupa a 4° posição no ranking de insegurança bancária no Brasil, segundo dados do Jornal dos Bancários de Pernambuco. O sindicato da categoria já discutiu, em março deste ano, ações de segurança bancária com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), em São Paulo. O objetivo do encontro foi discutir a pauta de reinvindicações dos bancários. Além disso, Recife e Olinda aprovaram uma nova lei, no ano passado, que garante mais segurança nos bancos, que é a proibição do uso de celulares no interior das agências.

Fotos: vanderleideoliveira.wordpress.com e gazetadevarginha.blogspot.com

Um comentário:

  1. Fernando, tudo bem?
    Essa é uma realidade preocupante, pois nós, usuários normais de bancos, e que, muitas vezes precisamos usar este serviço, ficamos inseguros, e a mercê de qualquer tipo de violência. Infelizmente.

    Fernando, nossa! Sinceramente, teus textos são muito bons, creio que tu estás, como se diz no popular: "com a faca e o queijo na mão". Tens tudo para ser um grande cronista de jornalismo. Uma dica, se tem algum jornal na tua cidade que aceite textos em sessões tipo "Opinião", coisa que tem nos jornais aqui do RS, começa a fazer textos e enviar, geralmente aceitam com 2400caracteres e artigos desse tipo que tu escreves aqui, sobre temas atuais. Se tu conseguires publicar algum, vai guardando é portfólio! Boa sorte, se tudo der certo, teremos um grande jornalista daqui há algum tempo!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, crítica, sugestão. Os comentários não refletem a opinião do autor, que por eles não se responsabiliza.