domingo, 26 de agosto de 2012

Obra de revitalização na Estrada da Batalha é concluída e avenida é entregue à população

As obras trouxeram mais qualidade de vida e mobilidade à cidade de Jaboatão
A obra de revitalização na Estrada da Batalha, um dos principais corredores viários de Jaboatão dos Guararapes, que liga a cidade ao Recife, foi concluída na semana passada (23/08). A obra incluiu drenagem, com a colocação de canaletas e tubulação, paisagismo com áreas verdes, sinalização, construção de calçadas e instalação de nova iluminação que trará mais segurança e qualidade de vida aos moradores da localidade. Foram quase três anos de obras que vão facilitar o trânsito, o acesso ao Porto de Suape e ao litoral Sul de Pernambuco.

Foram investidos na revitalização da avenida R$ 342,1 milhões dos cofres públicos, com recursos dos governos federal e estadual. Cerca de 55 mil veículos circulam todos os dias pela avenida, e a previsão é que eles sigam o percurso de 5 km em apenas dez minutos e não mais em uma hora, como acontecia. O túnel Felipe Camarão, de 300 metros de extensão e 21 de largura também foi construído a fim de permitir o acesso ao bairro do Jordão, na Zona Sul do Recife e permitir o retorno de veículos nos dois sentidos da Estrada da Batalha.

A requalificação também compreendeu a implantação de dois viadutos, um localizado após o acesso da avenida Armindo Moura, sentido Recife-Jaboatão e outro, que conta com dois elevados, que fica sobre a avenida Barreto de Menezes, em Prazeres e que ajudou a dar maior fluidez ao trânsito do bairro. A obra de alargamento e revitalização da via trará muitos benefícios para o povo de Jaboatão, assim como também para pernambucanos e turistas, além de ser estratégica para a economia de Pernambuco.

Construída na década de 1930, a Estrada da Batalha, também conhecida como PE-008, já foi palco de muitos acidentes. Após as obras, a capacidade de fluxo da via será ampliada. Na solenidade de inauguração, na semana passada, o governador Eduardo Campos, acompanhado do prefeito de Jaboatão, Elias Gomes, visitou o trecho que corresponde ao Centro cultural, em Prazeres, e ressaltou a obra como uma das mais importantes da sua gestão. A obra faz parte do conjunto de ações do governo do estado para a Copa do Mundo de 2014.

O governo de Pernambuco realizou a ação em parceria com a prefeitura de Jaboatão. O objetivo é trazer mobilidade e facilitar o trânsito da avenida que dá acesso à Zona Sul da Região Metropolitana do Recife. Mais de 800 famílias que viviam nos trechos que foram alargados, no entorno da avenida, foram indenizadas para as demolições. Um centro cultural e uma praça de lazer também foram construídos e entregues à população, no trecho que fica localizado no centro de Prazeres, em frente ao banco Santander.

Foto: jaboatao.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, crítica, sugestão. Os comentários não refletem a opinião do autor, que por eles não se responsabiliza.