domingo, 16 de setembro de 2012

TV Jornal Meio-Dia completa 20 anos no ar

Surgido em 1992, o TV Jornal Meio-Dia, programa jornalístico da TV Jornal em Pernambuco, afiliada do SBT no Recife, completa 20 anos na telinha dos pernambucanos este ano. E dedicação e pioneirismo são os ingredientes que fazem um programa permanecer tanto tempo no ar e consolidar o TV Jornal Meio-Dia como um dos telejornais mais assistidos do Nordeste. Para a apresentadora Graça Araújo, jornalista que comanda o programa desde sua estreia no início da década de 1990, a grande aceitação do público tem motivo: focar nas comunidades e a prestação de serviço, indispensáveis à população.

Durante esses vinte anos, muita coisa mudou. E o TV Jornal Meio-Dia noticiou os principais fatos e acontecimentos que marcaram Pernambuco e o Brasil nessas duas últimas décadas. Diversas personalidades já passaram pela bancada do programa e foram entrevistadas por Graça Araújo, como Maria Bethânia, Luiz Inácio Lula da Silva, Paulo Maluf, Paulo Autran, Fernanda Montenegro entre outras. O telejornal ainda inspirou o ator Jeison Wallace, que interpreta a personagem Cinderela, a criar uma sátira do programa no seu humorístico, também na TV jornal, aonde o ator imita a apresentadora desde 2005, sempre com muita irreverência.

No seu início em 1992 o TV Jornal Meio-Dia contava com quatro a cinco âncoras e tinha quase uma hora de duração. E o telejornal, desde sua estreia, sempre prezou pela prestação de serviço à população, cobrando soluções do poder público para os problemas das comunidades, sempre com ética e imparcialidade. O programa ainda se tornou popular em Pernambuco e foi moldado no estilo do jornalista Boris Casoy, de interagir com a notícia. Graça Araújo rapidamente se identificou com a linha do programa.



A apresentadora faz parte do quadro de jornalistas mais antigos da TV Jornal. Nascida em Itambé, Zona da Mata de Pernambuco, a jornalista enfrentou uma infância pobre e começou a trabalhar aos 14 anos. Sempre estudou em escolas públicas e se formou em jornalismo pela Universidade Alcântara Machado de São Paulo em 1983, ano em que veio para o Recife e trabalhou em emissoras de rádio e TV, até ser convidada pela TV Jornal para integrar o TV Jornal Meio-Dia.


Pela emissora já passaram grandes nomes do jornalismo pernambucano, como Jota Ferreira, Rhaldney Santos, Lorena Barbier, Josley Cardinot entre outros profissionais que migraram para outros veículos de comunicação. Apesar de ter uma das maiores grades de programação local de Pernambuco, o carro-chefe da TV Jornal é o jornalismo, registrando, assim, quase três horas diárias só de programação jornalística. Para os telespectadores da TV Jornal, o TV Jornal Meio-Dia sempre fez parte do horário de almoço dos pernambucanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, crítica, sugestão. Os comentários não refletem a opinião do autor, que por eles não se responsabiliza.