terça-feira, 18 de maio de 2010

Pesquisa aponta que jovem brasileiro sonha com emprego e casa própria


Foi-se o tempo em que o jovem rebelde de gerações passadas não se interessava pela escola. Uma pesquisa do Datafolha traçou um perfil inédito do jovem brasileiro. Sonhos, medos, vontades, hábitos de consumo, dúvidas e certezas do jovem brasileiro foram abordados por meio de 120 perguntas feitas para 1.541 jovens de todo o Brasil. Os jovens de 16 e 25 anos são hoje 35 milhões e representam 19% da população brasileira. Para 33% deles, o trabalho é o maior sonho da vida. Entre os de 16 e 17 anos, a porcentagem é ainda maior: 42%.

Essa pesquisa mostrou que os jovens de hoje buscam acima de tudo a realização profissional e a independência financeira. Para atingir esse objetivo, eles consideram o estudo importante. Mais da metade deles (54%) já repetiu de ano na escola. O índice é alto mesmo nas classes A e B (44%). Hoje em dia, estudantes de baixa renda trazem consigo o sonho de cursar uma faculdade. Junto à ambição profissional, os tradicionais casar e constituir família mantêm-se em alta. No entanto, muitos jovens já são pais/mães (21%). Destes, em média, os garotos foram pais aos 19,3 anos, enquanto as meninas, aos 18 anos. A questão do aborto também é mencionada: apenas 4% das garotas admitiram ter feito aborto, e 33% “conhecem” alguma amiga que fez o procedimento.

A questão da vaidade também foi abordada. Perguntados como se sentiam em relação à própria aparência, 59% se declararam muito satisfeitos. O mesmo ocorreu em relação ao peso: 50% estão muito satisfeitos com o seu peso contra 61% onze anos atrás. Em busca de atingir o inatingível padrão de beleza atual, 42% das jovens brasileiras querem fazer plástica. Entre os meninos, o valor é de 16%.

Fonte: www.folhadesaopaulo.com.br Foto: deboramartins.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, crítica, sugestão. Os comentários não refletem a opinião do autor, que por eles não se responsabiliza.