sábado, 15 de maio de 2010

Metrorec completou 25 anos este ano


Em março de 1985 era inaugurada a primeira fase do Metrô do Recife, que compreendia o trecho da estação Recife à estação Werneck. Na época com apenas quatro composições em operação. A inauguração foi feita pelo Presidente João Figueiredo. A população recifense passou a ter uma nova opção de transporte público com mais facilidade e baixo custo.

O Metrô do Recife é operado pela CBTU/Metrorec e é composto atualmente de vinte e oito estações, com linhas que somam 39,5 quilômetros de extensão, transportando cerca de 210 mil usuários por dia. O Consórcio Metrorec, criado em setembro de 1982 pelo Governo Federal, através do Ministério dos Transportes, foi inicialmente constituído pela Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e pela Empresa Brasileira de Transportes Urbanos, hoje extinta. A construção do Metrô foi iniciada em janeiro de 1983. Em fevereiro de 1984 foi criada no Rio de Janeiro a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). O Metrorec integrou-se a ela em janeiro de 1985.

Os trens da Linha Centro, que partem da Estação Recife, possuem dois destinos distintos: a estação de Camaragibe e a de Jaboatão. Isso acontece devido ao fato de as linhas Centro - (Camaragibe) e Centro – 2 (Jaboatão) compartilharem a mesma via e estações no trecho entre as estações Recife e Coqueiral, graças ao traçado da antiga ferrovia onde o metrô foi construído. Nas Linhas da Metrorec a distância média entre as estações é de 1,2 km, com os trens seguindo a uma velocidade média de 40 km/h, podendo chegar a 80 km/h. A bitola é 1600 mm e a alimentação dos trens é feita por catenárias aéreas. Na Linha Trem Sul a distância média entre as estações é de 4 km, a velocidade comercial dos trens é de 31,5 km/h, a bitola é métrica e os trens utilizados possuem tração a diesel.

O transporte metroviário é primordial para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população. Os benefícios para o meio-ambiente são vários, principalmente porque reduz a poluição do ar, diminui o tráfego de automóveis e ônibus e, conseqüentemente, os gastos com manutenção, sinalização e fiscalização das vias e frota motorizada, promovendo a redução do tempo de viagem de toda a população, garantido uma vida mais saudável para todos. O metrô do Recife sempre investiu em tecnologia de ponta e na contratação de novos empregados. Uma das recentes melhorias foi feita no Centro de Controle Operacional (CCO), que passou a ser o mais moderno do país.

Foto: www.Wikipedia.com

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