segunda-feira, 3 de maio de 2010

Vazamento de petróleo na costa do México ameaça quatro estados dos EUA

Um vazamento de petróleo no Golfo do México chamou a atenção do governo americano. O presidente Barack Obama suspendeu novas perfurações de petróleo na Costa dos Estados Unidos depois que uma explosão afundou um petroleiro, derramando cerca de 6 milhões de litros de petróleo no mar. Alvo de duras críticas, Barack Obama decidiu visitar as regiões afetadas. Governadores do Mississipe e do Alabama decretaram estado de emergência.

O vazamento, que já cobre 1.550 quilômetros quadrados e se encontra a cerca de 110 quilômetros do litoral dos estados americanos de Mississipi e do Alabama, acontece no mês em que o presidente Barack Obama, em uma mudança de direção com relação as suas promessas pré-eleitorais, autorizou a prospecção de petróleo e gás na costa dos Estados Unidos. Sobrevoando as aŕeas atingidas é possível ver as manchas de petróleo que se espalham nas águas do mar e agora ameaça atingir quatro estados americanos: Louisiana, Flórida, Mississipe e Alabama.

Segundo o site Yahoo notícias, a BP, a maior extratora de petróleo no Golfo do México e operadora da jazida Macondo, tinha arrendado a plataforma "Deepwater Horizon" da empresa Transocean, que é a que explodiu na quarta-feira, para as perfurações de prospecção. A empresa tem uma participação de 65% na prospecção associado com as empresas petrolíferas Andarko e Mitsui. Ainda segundo o site, por enquanto o vazamento não parece que irá causar um desastre ambiental de proporções catastróficas. A previsão para os próximos dias é de maré alta, o que pode empurrar as manchas de petróleo para o continente.

Fonte: /br.noticias.yahoo.com Foto: www.abril.com.br/noticias/mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, crítica, sugestão. Os comentários não refletem a opinião do autor, que por eles não se responsabiliza.