sábado, 8 de maio de 2010

USP cria programa de reciclagem de computadores


Foi-se o tempo em que os computadores antigos e quebrados, que são trocados por equipamentos novos e modernos, eram descartados no lixo comum. Pelo menos em algumas cidades brasileiras. Em São Paulo, por exemplo, a Universidade de São Paulo (USP), criou um programa de reciclagem de computadores. Os aparelhos arrecadados são armazenados num depósito, onde são avaliados por técnicos para saber se há condições de recuperá-lo, deixando, assim, prontos para reutilização.

Depois de revisados, os computadores são revendidos por preços abaixo do mercado. Os aparelhos que não podem ser recuperados têem outro destino: os componentes de plástico, vidro e sucata são reciclados nos centros de reciclagem, especializados na coleta desse tipo de material.

Segundo a coordenação do projeto, a ideia é criar um centro que possa suprir as deficiências dos galpões privados de reciclagem de computadores, que se concentram apenas em aproveitar os materiais de maior valor comercial e acabam descartando em lixões comuns grande volume de produtos eletrônicos tóxicos.

O Centro negociou com a reitoria da universidade a compra de máquinas como prensa e trituradora para iniciar o processo de tratamento dos aparelhos. A ideia inicial do projeto foi de reciclar apenas computadores da universidade até o final do ano passado, já que a capacidade do centro será de processar 500 máquinas por mês.

O projeto deve ser aberto para qualquer cidadão que deseje entregar seu PC velho para reciclagem. O projeto receberá aporte inicial de recursos da universidade, mas depois deve caminhar com a própria receita. O objetivo é que a venda do material reciclado gere receita suficiente para sustentar a operação.
Outro objetivo do programa é disseminar novas tecnologias de reciclagem, que permitam um aproveitamento maior dos computadores, reciclando não somente plástico e vidro, mas também os metais das placas e circuitos e fiação dos PCs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, crítica, sugestão. Os comentários não refletem a opinião do autor, que por eles não se responsabiliza.