domingo, 20 de janeiro de 2013

Caruaru em construção: cidade movimenta R$ 420 milhões por ano no setor imobiliário

Caruaru aquece setor imobiliário da cidade nos últimos vinte anos
Localizada no Agreste de Pernambuco e a 132 quilômetros do Recife, a cidade de Caruaru respira o auge do desenvolvimento com a expansão do setor imobiliário na região, que gera empregos e atrai novas empresas para a cidade. Por todos os lados existe algo sendo criado, reformado, ampliado e estruturado. Esse crescimento na construção civil está mudando a cara do Agreste pernambucano. Nos últimos anos, o crescimento de Caruaru está ligado ao ramo de construções em geral, que responde por 20% das empresas que chegaram ao município entre 2005 e 2011.

Com a economia aquecida, a oferta de empregos se multiplicam na região. Hoje em dia, com a grande demanda de mão-de-obra, já não é preciso que moradores de cidades do interior de Pernambuco, como Caruaru, venham buscar emprego no Recife ou outros destinos da Região Metropolitana. Até mesmo empresas que nasceram no Recife, - como a Comercial Batista e a Ferreira Costa, - estão projetando novas filiais em Caruaru devido ao crescimento da cidade. É um ciclo contínuo, pois a cada prédio construído é um novo empreendimento lançado.

O ramo da construção civil é um dos responsáveis por mais gerar empregos na região
Segundo especialistas, o ramo de construção civil vem crescendo em Caruaru desde o início da década de 1990. Com uma taxa de crescimento de 12% ao ano, Caruaru pode ser considerado o mais novo polo de desenvolvimento do Agreste do estado. Até o ano passado, vinte construtoras atuavam no mercado, sendo nove da cidade e onze de fora. Hoje, esse número pode ser bem maior.

No Recife não é diferente. A capital pernambucana, com mais de um milhão e quinhentos mil habitantes, também é responsável pelo boom imobiliário do estado. Na orla da praia de Boa Viagem, um dos cartões-postais do Recife, cresce a procura por imóveis e a cada dia é visível a construção de novos empreendimentos. O cenário do bairro de classe média alta do Recife é tomado por arranha-céus e prédios que integram a mais nova paisagem recifense, ostentando à cidade certa semelhança com cidades que possuem prédios de primeiro mundo.

Mas quem procura imóveis no Recife pode acompanhar, pelo menos duas vezes por ano, os eventos do feirão de imóveis, que é realizado no Centro de Convenções, em Olinda, e que atrai muitos visitantes de olho na compra da casa própria além de movimentar o setor imobiliário da região. Os perfis de compradores estão voltados para jovens, solteiros, recém-casados e divorciados. A maioria dos imóveis é direcionada para médio e alto padrão. Assim como Caruaru, cidades próximas da capital pernambucana, como Olinda, Paulista e São Lourenço da Mata também são destinos muito procurados para quem quer fugir da agitação do Recife.

Fotos: ne10.com.br/www.portaldoagreste.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, crítica, sugestão. Os comentários não refletem a opinião do autor, que por eles não se responsabiliza.