terça-feira, 21 de setembro de 2010

TV Jornal e afiliadas do SBT transmitem primeiro debate regional de candidatos à presidência


Pela primeira vez no Brasil, uma emissora de TV regional, em parceria com as afiliadas do SBT em todo o Nordeste, transmite um debate para 40 milhões de pessoas. Jornalistas de todo o Nordeste compareceram ontem no auditório do Sistema Jornal do Commercio, na rua do Lima, para cobrir um debate histórico na televisão pernambucana. Do lado de fora da TV Jornal, dezenas de pessoas entre curiosos, estudantes, jornalistas e uma comitiva que apóia o candidato do PSDB à presidência, José Serra, estiveram presentes. Um forte esquema de segurança foi montado em frente à empresa, com policiais militares, guardas municipais e seguranças da própria emissora para garantir a segurança dos candidatos.

Dilma Rousseff, candidata do PT, não pôde comparecer alegando imcompatibilidade em sua agenda política, já que ela já tinha um programa de TV agendado para o mesmo horário, entre outros compromissos. Candidatos criticaram ausência de Dilma no debate. Marina Silva, candidata do PV, foi a primeira a chegar à emissora. Logo depois vieram Plínio Arruda, do PSOL, e, por último, José Serra, do PSDB, que foi direto para o estúdio. Ele criticou a gestão do atual governo e prometeu ampliar o Bolsa-Família e aumentar o valor do salário minímo. Ele ainda propôs a concessão de 13º salário a beneficiários do programa Bolsa Família.

Marina defendeu investimentos na educação e na área da saúde, e mostrou sua preocupação com a super lotação nos hospitais públicos e com o saneamento básico, já que a maioria das casas na região Nordeste não tem saneamento e muitas famílias convivem com o esgoto a céu aberto. Plínio de Arruda criticou o agronegócio com a transposição da proposta de revisão da Lei de Responsabilidade Fiscal. Ele defendeu a legalização da maconha como forma de combater o tráfico de drogas. O programa ainda abriu espaço para três perguntas de telespectadores que foram selecionados pela produção e respondidas pelos presidenciáveis. O debate foi mediado pelo jornalista âncora do SBT, Carlos Nascimento.

Foto: www.primeiraedicao.com.br

Um comentário:

  1. E foi muito bem feito, bem organizado e com certa liberdade aos candidatos, houve naturalidade e foi muito objetivo.

    Marcou média de 7.2 pontos com picos de 10 em Recife, esses são dados da Tv Jornal, ainda faltam os das outras afiliadas.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, crítica, sugestão. Os comentários não refletem a opinião do autor, que por eles não se responsabiliza.