quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Acervo do Santa Cruz abandonado em caixas de papelão


A história do time de futebol do Santa Cruz é marcada por vitórias, derrotas e jogos que foram destaque na história do clube. Durante os 96 anos de história do Santa Cruz, taças e relíquias foram ficando armazenadas sem qualquer cuidado numa sala onde era o antigo refeitório da equipe de juniores. Amontoados e empoeirados, objetos expoem a ameaça do fim de uma história de quase um século. A falta de recursos financeiros parece ser o motivo do atraso na construção do museu que seria o resgate histórico de uma trajetória de décadas do time tricolor.

As mais de duas mil peças do acervo, como trófeus e medalhas, já não conservam o tradicional brilho. Alocados em caixas de papelão, os objetos não dispõem de iluminação, limpeza nem catalogação. Em meio a peças enferrujadas, os tempos áureos de vitórias do Santa Cruz vão ficando para trás, de portas fechadas para o visitante e entre quatro paredes, situado em um depósito nas dependências da sede do clube. A sala onde funcionava o antigo museu do Santa Cruz deu lugar à modernidade, com a implantação do espaço para a loja Santa Cruz Store. Procurado pela reportagem de um jornal, o presidente da Comissão Patrimonial do Santa Cruz, José Augusto de Paula, afirmou que o projeto de modernização do museu está pronto, mas o problema é a falta de recursos para a execução.

Ainda segundo ele, o clube está em busca de investidores para patrocinar o projeto, pois todo o recurso que entra está indo para o futebol, com o objetivo de tirar o time da Série D. Orçado em R$ 150 mil, o local da construção do museu ocupará o setor de arrecadação na sede social e um grupo de torcedores está se mobilizando para tentar arrumar verbas e começar a restaurar algumas das principais taças. Agora só resta saber se realmente o projeto vai sair do papel.

Foto: José Gustavo/DP/D.A.Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, crítica, sugestão. Os comentários não refletem a opinião do autor, que por eles não se responsabiliza.