sábado, 23 de outubro de 2010

Governo de Pernambuco avança nas obras do Sistema Pirapama


Em breve os pernambucanos vão ficar livres do racionamento de água. O governo do estado já inaugurou a 1° etapa do Sistema Pirapama, que vai beneficiar 400 mil pessoas na zona sul do Recife e mais 3 milhões de pessoas na Região Metropolitana. O reservatório que será construído será de grande porte e terá capacidade para armazenar até 61 milhões de metros cúbicos de água. Estão sendo investidos R$ 510 milhões. As obras têm previsão de serem concluídas até o final do ano.

Iniciadas em 1993, as obras do Sistema Pirapama foram interrompidas por falta de recursos. Com o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo do presidente Lula, as obras foram retomadas em 2008. Com a implantação do Sistema Pirapama, o Sistema Gurjaú e o de Tapacurá vão liberar metade da quantidade
de água que era destinada à população. Em julho, foi inaugurada a primeira etapa do projeto, no município do Cabo de Santo Agostinho, a 40 Km do Recife.

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, esteve na inauguração e conheceu toda a área onde ficam os tanques e os filtros utilizados para retirar as impurezas da água. Ele ainda ressaltou na ocasião que a obra trará cidadania, conforto e saúde para o povo pernambucano. A produção do sistema equivale a 5.130 litros de água por segundo. Os bairros beneficiados na primeira etapa da obra foram Massangana, Massaranduba, Prazeres, Porta Larga, Cajueiro Seco (sentido Recife/Cabo de Santo Agostinho), Jordão Baixo e Ibura de Baixo, bairros do Recife que mais sofrem com o desabastecimento de água.

Foto: Rafael Dias/DP/D.A press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, crítica, sugestão. Os comentários não refletem a opinião do autor, que por eles não se responsabiliza.