quarta-feira, 14 de abril de 2010

A relação entre turismo e meio ambiente


O turismo está muito ligado ao meio ambiente, até porque precisa dele para acontecer, pois, do contrário, veríamos apenas cidades embrutecidas pelo concreto e o excesso de asfalto, que causam o superaquecimento do planeta e danos irreversíveis ao meio ambiente. É bom também citar que a atividade turística traz consigo pontos positivos e melhorias. Um exemplo disso é o estímulo para a conservação dos recursos naturais, favorecendo a qualidade ambiental e criando locais adequados para a realização da atividade turística.

Trazendo mudanças ao meio ambiente natural o turismo também movimenta a economia, pois gerou um crescimento de 2,6% ao pib brasileiro só em 2007 e um faturamento de R$ 39 bilhões por ano, segundo o site da Etur. No Brasil, turistas de todas as partes do mundo encontram uma fauna e uma biodiversidade muito grande de espécies de animais e plantas.

Algumas cidades chegam a triplicar sua população em épocas de alta temporada, quando o turismo é a grande força de sua economia, gerando crescimento e fortalecendo o comércio da região. O turismo e a natureza estão ligados entre si quando o assunto é desenvolvimento sustentável, quando hotéis e pousadas são construídos no meio de uma floresta, sem modificar tanto o ambiente natural, por exemplo, ou quando são criados parques e reservas ecológicas, preservando a natureza e estimulando atividades turísticas como a caminhada, o mergulho, a escalada, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, crítica, sugestão. Os comentários não refletem a opinião do autor, que por eles não se responsabiliza.