segunda-feira, 12 de abril de 2010

Estudos mostram que ouvir música faz bem ao coração e previne doenças


Basta andar alguns minutos pelas ruas do centro do Recife e não vai ser difícil encontrar homens e mulheres com fones de ouvido, saindo para trabalhar ou estudar. Telefones celulares ou aparelhos MP3 fazem parte do cotidiano das pessoas, que, estressadas com a rotina das grandes cidades, buscam na música se livrar do estresse do dia-dia. Para muitos, a música tem um papel importante para quem tem a ansiedade à flor da pele. Outros utilizam a música como terapia e até mesmo para fins médicos.

Segundo o jornal Folha Universal, um estudo da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, aponta que ouvir as músicas preferidas pelo menos uma vez por dia faz bem ao coração. Foram pesquisadas 10 pessoas saudáveis, não-fumantes, de 36 anos que, após escutarem as canções favoritas durante meia-hora, ativaram a produção de endorfina (analgésico natural que regula a ansiedade e as emoções) e, desse modo, dilataram em 26% os vasos sanguíneos, dificultando a formação de coágulos que causam enfartes e derrames. (...)

Além de ser utilizada para fins terapêuticos, a música atua na prevenção de doenças, como a aterosclerose, doença que causa o endurecimento dos vasos sanguíneos. Apesar dos benefícios que a música pode trazer à saúde, é bom ficar atento, pois ficar exposto a volumes muito altos durante longos períodos pode ser prejudicial ao ouvido humano. Nas grandes cidades, há muitos ruídos que passam do limite diário ideal para qualquer pessoa.

Segundo especialistas, uma pessoa deveria escutar, no máximo, 8 horas um barulho no volume de 85 decibéis; 4 horas de 88 dB; 2 horas de 91 dB; 1 hora de 94 dB e apenas 7,5 minutos de 103 dB. Mas isso nem sempre acontece.

Fonte: Folha Universal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, crítica, sugestão. Os comentários não refletem a opinião do autor, que por eles não se responsabiliza.