terça-feira, 22 de junho de 2010

Linha de trem do Cabo será desativada


Há mais de um século, os trens fazem parte da rotina dos pernambucanos que utilizam esse meio de transporte diariamente. Naquela época ainda não existia o metrô, e quem precisava se deslocar para alguns pontos da cidade utilizava o trem mesmo. Também era possível viajar para o interior do estado e até para alguns estados do Nordeste. As velhas locomotivas também faziam o transporte do açúcar, e ainda faz atualmente. Impulsionada para alavancar a economia e trazer desenvolvimento para Pernambuco, o transporte de açúcar dividia espaço com o transporte de passageiros.

Mas com a valorização do transporte de carga e a implantação do metrô, os trens de passageiros foram perdendo espaço. Em 1985, eram inauguradas as linhas de metrô Recife/Werneck e Recife/Rodoviária. Esse era considerado o mais novo sistema de transporte na época, pois além de rápido e eficiente tinha uma vantagem sobre os trens a diesel: funcionavam com energia elétrica e não poluíam o ar. Em matéria publicada no jornal Diario de Pernambuco nessa mesma época, tinha o título que dizia o seguinte: "Recife já anda de metrô".

Em 1997 os trens que partiam do bairro de São José para o bairro de Prazeres foram desativados e tinha chegado a hora de ampliar o metrô. E assim, em 1999 foram iniciadas as obras de ampliação e a linha Sul do metrô passou a substituir os trens que até a década passada transportava os passageiros que se deslocavam para a zona Sul da Região Metropolitana do Recife. Inaugurada em 2007, a linha Sul do metrô oferece trens modernos e com ar condicionado que trazem conforto e comodidade à população.

Mas com a notícia da desativação dos antigos trens de passageiros, parece que as antigas locomotivas estão com os dias contados. Uma história que perdurou durante 50 anos e que hoje cede espaço à modernidade. Durante décadas, o trem a diesel fez parte da rotina dos pernambucanos. Pessoas que iam trabalhar, estudar ou até mesmo viajar para o interior do estado. No lugar da antiga linha de trem a diesel Cabo/Prazeres, serão implantados Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs), semelhantes ao metrô elétrico de superfície. Decorridos 25 anos da implantação do metrô em Pernambuco, os trens serão responsáveis apenas pelo transporte de cargas, mas vão ficar na história.

Foto: fotolog.terra.com.br

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